●๋• Páginas ●๋•

sábado, dezembro 22, 2012

Por que às vezes seu corpo tem um espasmo violento quando está quase pegando no sono?




Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar.
O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Mioclonia é um termo que se refere a contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Por conta disso, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”.
Geralmente, ocorre em estágios mais leves do sono, muitas vezes no momento em que estamos adormecendo, já entrando no estágio REM ou começando a ingressar em um sono mais profundo.


Ainda que não seja considerada uma doença, é um sintoma e pode ser considerado um distúrbio no sistema nervoso. Algumas pessoas o descrevem como uma sensação nítida de que se estar caindo, ou perdendo o equilíbrio, o que nos leva a acordar assustados, enquanto outros o descrevem como um “choque elétrico” percorrendo o corpo. De qualquer maneira, é uma experiência comum (a Academia Americana de Medicina do Sono relata que até 70% das pessoas já tiveram esse espasmo).
Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.
Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos. O corpo passa por mudanças na temperatura e respiração quando dormimos, assim, conforme uma pessoa está se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar essas mudanças como um sinal de queda.
Outra teoria envolvendo confusão cerebral e relaxamento dita que, quando o corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa, o cérebro emite um alerta para o corpo reagir. É daí que surge a sensação de queda, ocasionando um susto que muitas vezes é acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.
Por fim, ainda outra teoria sugere que o corpo reage ao adormecer da maneira como uma pessoa pode se contrair quando morre; nesse caso, o espasmo seria um reflexo usado para manter o corpo “vivo e funcionando”.
Estudos indicam que os puxões mioclônicos ocorrem mais frequentemente em pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, fadiga ou desconforto físico, porque o cérebro é mais facilmente confundido nessas condições. Privação do sono e estresse também podem ser fatores contribuintes.
Por isso, é mais fácil ter um espasmo quando não se tem dormido bem ou se está tentando não cair no sono.
A cafeína também pode ser um fator, porque torna mais difícil para uma pessoa relaxar. Algumas pessoas também relatam que o consumo de álcool torna os puxões mais frequentes.
De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado repentinamente pela sensação de estar caindo ou levando um choque, não se preocupe; é uma parte normal do processo de sono e não representa qualquer perigo real.[WiseGeek, FaçaFisioterapia, OQueÉIsso?, OutraMedicina]

Como construir uma geladeirinha USB





O inverno já está se aproximando do fim e, com a chegada da primavera, o calor aumenta cada vez mais. Algo muito comum é deixarmos uma lata ou garrafa de refrigerante na mesa enquanto utilizamos o computador. Infelizmente, com as altas temperaturas, a bebida acaba esquentando.
Mas e que tal impedir que isso aconteça construindo uma minigeladeira para manter sua bebida gelada? A sua construção é simples, e o melhor de tudo: ela pode ser conectada em qualquer porta USB do computador.

Materiais necessários


  • 1 Peltier;
  • Pasta térmica;
  • 1 chapa de isopor;
  • 2 dissipadores de calor (os modelos que acompanham CPUs servem perfeitamente);
  • 1 cabo USB comum;
  • Fios de cobre;
  • 1 caixa de bombom (daquelas de acrílico ou similar);
  • Cola quente.
Também vamos utilizar tesoura, estilete, alicate, lápis ou caneta e uma régua.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 
 (Fonte da imagem: Tecmundo)

Para quem não conhece, Peltier é uma pastilha térmica com um efeito muito interessante. Enquanto de um lado a peça esquenta, do outro ela esfria. O que faz isso acontecer é a corrente elétrica passando continuamente pelos condutores no interior do componente, efeito que causa o diferencial de temperatura entre os lados dele.
Muitos coolers para computador utilizam esse dispositivo. Caso você não tenha nenhum desses em casa, pode comprar o componente pela internet. Seu custo é relativamente baixo, não ultrapassando os R$ 25 para os modelos mais básicos.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

A pastilha será conectada na porta USB do computador, podendo trabalhar com tensões que variam de 5 até 12 volts, portanto, os 5 volts fornecidos pela porta USB são suficientes para alimentar a peça e resfriar a nossa pequena geladeira.

Montando o sistema de refrigeração

Vamos começar nosso projeto cortando o cabo USB. Dentro dele, existem quatro fios e uma malha de proteção. Devemos cortar quase tudo, mantendo apenas dois fios: o preto e o vermelho. Enquanto o primeiro é o negativo, o segundo transmite o sinal positivo.
Após fazer isso, descascamos as pontas dos dois fios e conectamos o cabo na porta USB do computador. Com um multímetro, podemos verificar que a tensão do cabo é de cerca de 5 volts.
Agora, emendamos os fios do cabo USB no Peltier, que também possui um fio vermelho e um fio preto. Basta unir aqueles de mesma cor e pronto.
Para verificar se a pastilha está funcionando adequadamente, vamos utilizar nosso termômetro a laser. Através disso, podemos constatar que ela está trabalhando perfeitamente. Veja que de um lado a peça esquenta rapidamente, enquanto do outro ela é ligeiramente mais fria.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo]



Agora que verificamos que tudo funciona, devemos soldar os fios para evitar que eles se soltem. Para finalizar, aplicamos fita isolante em volta, prendendo tudo muito bem.
O próximo passo é prender a pastilha entre os dissipadores. O objetivo é refrigerar o lado mais quente ao mesmo tempo em que transferimos o frio da outra face para o interior de nossa geladeira.

Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

O Peltier trabalha com um diferencial de temperatura, sendo que essa variação pode ir de 20 até 40 graus ou mais. Logo, quanto mais refrigerado o lado quente, mais frio fica o outro lado.
Vamos passar pasta térmica de um lado da pastilha e posicionar a peça sobre o primeiro dissipador de calor. Do outro lado, devemos fazer o mesmo. O resultado final é como se fosse um “sanduíche” de dissipadores com o Peltier no meio. É importante que ele fique posicionado perfeitamente no centro.
Para prender as peças e manter o conjunto unido, vamos utilizar os fios de cobre, apertando bem um dissipador contra o outro. Para que o conjunto não apresente falhas, é importante que você aperte bem as peças com os fios de cobre.

Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

Caso você tenha dissipadores que possam ser presos um no outro com parafusos, é ainda melhor. Infelizmente, em nosso caso isso não foi possível. Por isso optamos pelos fios de cobre.
Depois disso, nosso sistema de refrigeração está pronto.

Montando a minigeladeira

Nossa geladeira será um pouco maior que as tradicionais de mesa, aquelas que podem acomodar apenas uma lata de cada vez. Vamos aproveitar e construir um modelo que possa receber até mesmo garrafas pequenas.
Para começar, pegamos o isopor e cortamos três partes, com 15x30 centímetros cada uma. Em seguida, colamos as três, de modo a formar uma caixa. Logo depois, cortamos mais dois pedaços menores, medindo 19x15 centímetros cada um. Devemos colar o primeiro em cima.

Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] (Fonte da imagem: Tecmundo)
A segunda peça menor será a parte inferior de nossa geladeirinha. Mas, antes de colar o componente, precisamos prender o dissipador. Para fazer isso, posicionamos a peça sobre o isopor, marcamos e cortamos com o estilete. Depois, aplicamos cola quente dos lados para fixar o sistema de refrigeração na parte inferior da geladeira.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

Agora, é só colar essa parte no restante do objeto. Para nos certificarmos de que tudo ficou bem firme, aplicamos mais um pouco de cola no interior do dele, nos cantos, onde as paredes se encontram.
Para construir a porta da geladeira, devemos cortar um pedaço de isopor, medindo 19x34 centímetros, e uma segunda chapa, um pouco menor, medindo 14x30 centímetros. A peça menor deve ser colada bem no centro da maior, dessa maneira, a porta poderá ser encaixada na geladeira, impedindo que o calor escape.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

Importante: Na hora de colar a parte menor, deixe um dos quatro lados sem cola, pois precisaremos encaixar a janela mais à frente.
Vamos fabricar uma janela para decorar a geladeira e, ao mesmo tempo, enxergar o que tem dentro dela. Para fazer isso, cortamos um pedaço de acrílico de uma caixa de bombons. Você pode utilizar outros tipos de plásticos para esse objetivo, mas o acrílico dá um aspecto melhor ao trabalho.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

Depois de cortar a peça, devemos abrir um buraco no meio da porta da nossa geladeira. Ele deve ser menor que a peça plástica. Depois de cortar tudo, podemos encaixar o plástico pela parte da porta que não colamos antes. Em seguida, podemos colar o isopor e manter tudo firme.
Visando permitir que a porta abra e feche naturalmente, precisamos providenciar uma dobradiça. Para fazer isso, utilizamos algumas tiras de fita crepe na lateral.
Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

Finalmente, cortamos mais alguns pedaços de isopor e os colamos na parte baixo. Essa parte possui dois objetivos: o primeiro é esconder o “motor”, e o segundo é impedir que o dissipador quente encoste na mesa, sendo que o calor pode danificá-la.
Nós construímos a nossa minigeladeira de modo simples, sem pintura ou aplicar acabamentos. Se você quiser, pode forrar ela com papelão, massa plástica ou acrílica ou qualquer outro acabamento. Depois disso, você pode pintar e decorar da maneira que quiser, podendo até mesmo criar uma espécie de “case mod” para combinar com o gabinete do seu computador.

Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo] 

O tamanho também é opcional: nosso objeto pode acomodar latas de refrigerante e até mesmo garrafas maiores, com 600 ml. O limite é a sua imaginação! Construa a sua geladeira e nos conte como ficou!

Powered By Blogger