●๋• Páginas ●๋•

segunda-feira, outubro 15, 2012

Felix Baumgartner salta da estratosfera e supera a barreira do som

Ele atingiu a velocidade de 1.342,8km/h

Campinas, SP, 14 (AFI) - Cinco anos de trabalho exaustivo culminaram em sucesso total precisamente às 15h08 desse domingo (14/10) no horário de Brasília, quando o austríaco Felix Baumgartner tornou-se o primeiro ser humano a superar a barreira do som em queda livre, atingindo a velocidade de 1.342,8km/h, protegido apenas por um traje pressurizado.







Foi apenas um de três recordes mundiais superados pelo projeto Red Bull Stratos: Felix também quebrou os recordes históricos de voo de balão mais alto e salto realizado de maior altura quando, um minuto antes, pulou de sua cápsula a 39.045m de altitude, na estratosfera. A velocidade atingida por Baumgartner equivale a 373 metros por segundo, ou Mach 1.24 (1,24 vezes a velocidade do som).
Ao todo, Felix permaneceu 4min19s em queda livre, ficando a apenas 17s de quebrar mais um recorde, que assim permanece nas mãos do comandante em solo da missão Red Bull Stratos, o ex-astronauta americano Joe Kittinger, que realizou a façanha em 1960 -- Kittinger, então um coronel da Força Aérea dos EUA, detinha o recorde anterior de altura, com um salto de 31,3 mil metros.





 

Tudo comprovado
A distância vertical percorrida por Baumgartner em queda livre foi de 36.529m. Todos os recordes foram verificados e autenticados pela FAI, a Federação Aeronáutica Internacional, que regula as principais competições de esportes aéreos no mundo.

"A visão do topo do mundo, lá em cima, foi um começo perfeito", revelou Felix após pousar no Novo México, não muito distante do ponto onde cerca de duas horas antes decolara da base da missão Red Bull Stratos em Roswell (EUA), em uma cápsula içada pelo maior balão já utilizado para voo humano, com mais de 180m de altura.

"Consegui fazer uma saída também perfeita da cápsula, mas logo em seguida entrei em parafuso. Ficou um pouco violento e difícil de controlar, pois com o traje pressurizado você nao sente o ar -- é como nadar sem sentir a água. Mas, esticando os braços, gradualmente consegui recuperar o controle, e acredito que foi nesse momento que conseguimos superar a velocidade do som. Mas precisamos agora ver os dados com calma, para saber exatamente qual foi o momento em que quebramos Mach".
 

  
Elogios ao novo "heroi"
Kittinger, de 83 anos, elogiou o novo recordista sem perder o bom humor: "Felix foi perfeito; foi uma honra para mim trabalhar com ele no Red Bull Stratos. E, para todos que disseram que Felix iria desintegrar quando quebrasse a barreira do som, ofereço meu aceno com um único dedo", brincou.

A cápsula do Red Bull Stratos pousou a cerca de 80km de distância do local onde Felix tocou a terra, também no Novo México.
"Às vezes é preciso ir muito alto para compreender quão pequenos somos", concluiu Baumgarner. "Espero estar daqui a alguns anos no mesmo lugar de Joe, ajudando um outro jovem a quebrar meus próprios recordes".


Leo Verão e Daniel Freitas - California King Bed (Rihanna) /365 Dias (Thaeme e Thiago)






Powered By Blogger